Este ano um grupo de Amigos da PROPEDAL decidiu partir à descoberta desta «pérola preciosa» entre Braga e Santiago de Compostela. Durante 4 dias foram percorridos 260 km de trilhos de montanha com um desnível acumulado positivo a rondar os 6000 metros!Os 17 aventureiros testemunharam soberbas paisagens, single tracks íngremes e técnicos onde muitos deles são reveladores de poucos vestígios de passagem, pela densa vegetação que apresentam. O rico património natural, cultural e religioso levam-nos a pensar de que este percurso, depois de homologado, melhorada a sua manutenção e devidamente sinalizado, não deixará indiferente qualquer caminheiro ou praticante de BTT que pretenda desafiar os seus limites.

Os peregrinos de Propedal en Ribadavia
Este caminho não está sinalizado daí que se aconselhe o recurso a aparelho GPS.
O anuncio de visita àquele importante património provocou um mediatismo inesperado à nossa passagem! Populares, autarcas, dirigentes associativos e meios de comunicação social, estiveram presentes em variadíssimos momentos, aos quais muito ficamos honramos.
Este grupo contou com apoio de uma viatura para o transporte de mochilas e distribuiu as etapas da seguinte forma:
- Braga / Lobios – 70 km
- Lobios / Ribadavia – 70 km
- Ribadavia / A Estrada – 85 km
- A Estrada – Santiago – 30 km
Uma experiência extrema que deve ser bem avaliada por quem se desafia, já que não tem muitos pontos de apoio. No período de inverno parece-nos um trajeto dificultoso de percorrer. Ao que parece, num futuro próximo, tudo será melhor estruturado. Assim esperemos, bom caminho!
Participantes:
- Paulo Gonçalves
- Fernando Dias
- Guillaume Cepa
- Valdemar Fragoso
- Manuel Cruz Lemos
- Mário Lemos
- Manuel Martins
- Jorge Lima
- João Amândio Moreira
- Antonio Ferreira
- Pedro Rocha
- Hugo Rocha
- Ricardo Silva
- Artur Fangueirinho
- Paulo Santos
- Hugo Caseiro
- Joel Rocha