Os peregrinos que queiram percorrer o Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, já podem dispor de um guia informativo, da autoria de um peregrino português e do presidente da Associação Codeseda Viva, em A Estrada (Espanha).
«De Braga a Santiago pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros (Geira-Ribeiro-Minhoto). Guia do Peregrino» é o título da obra, da autoria de Carlos de Barreira e do peregrino Henrique Malheiro, de Braga.
Ao longo de 94 páginas compilaram mapas, fotografias e informação útil sobre o traçado de 240 quilómetros que liga as capitais do Minho e da Galiza.
O prefácio é da autoria de outro português, o jornalista Carlos Ferreira, diretor do Jornal da Batalha e o primeiro peregrino a percorrer sozinho, em maio de 2017, o Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros, traçado pelas associações Codeseda Viva e Minhoto Ribeiro.
“A amplitude da riqueza natural e patrimonial do Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros transporta-nos aos tempos ancestrais dos romanos e da construção da Catedral de Santiago de Compostela; percorrendo florestas, bosques e vinhedos, atravessados por rios largos e pequenos ribeiros, onde a nossa presença ainda surpreende os animais no seu ambiente natural”, descreve o jornalista.
“É um itinerário de espiritualidade, descoberta e aventura, que convida os peregrinos a regressarem ao verdadeiro Caminho”, conclui Carlos Ferreira no prefácio.
O guia divide o percurso em nove etapas e 25 troços, incluindo mapas, fotografias, distâncias, tempo estimado de realização e perfil de cada troço, e respostas a questões práticas para os peregrinos, como onde comer, dormir, localização de farmácias, caixas Multibanco e contactos de táxis.
O guia baseia-se na peregrinação efetuada por Henrique Malheiro e a sua mulher, Angélica Marques, em agosto de 2017, e está disponível na plataforma Amazon, a cores (14,14 euros) e a preto e branco (7,49 euros), em espanhol e galego.
Uma versão em português será disponibilizada dentro de duas semanas e os autores também pensam editar em inglês o guia, que resulta de uma edição independente.
A Associação Codeseda Viva e a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro coordenam a investigação histórica, patrimonial, do traçado e sobre outros recursos necessários à validação do caminho [ainda não possui albergues, nem está marcado, pelo que deve usar-se GPS], um trabalho iniciado em 2009 que pretendem ver reconhecido com a homologação do traçado até ao Ano Santo de 2021.
Foto: Jornal Faro de Vigo
https://www.jornaldabatalha.pt/noticia/diretor-do-jb-prefacia-guia-do-novo-caminho-de-santiago-358