Salida: 15/06/2017 (Campo do Gerês) – Llegada: 18/06/2017 (Santiago).
Contaron con furgoneta de apoyo y algunos de los tramos los hicieron por carreteras paralelas.
Este es el relato de su aventura:
O grupo BTTAINAS, ao longo da sua existência, tem percorrido todos os anos um dos caminhos de Santiago de Compostela em BTT.
Em março de 2017, o grupo teve conhecimento da apresentação do Caminho Minhoto Ribeiro, ainda não homologado, com o seu início em Braga.
Apos vários estudos e ponderações, decidimos realizá-lo já em 2017, no ano da sua apresentação, e foi realizado em autonomia total, com o início no campo do Gerês através de um track para GPS, gentilmente cedido pelo posto de turismo de Braga.
Foram programadas quatro etapas:
- Campo do Gerês a Ribadavia +/- 88Km
- Ribadavia a Forcarei +/- 90km
- Forcarei a Santiago de Compostela +/- 42km
- Santiago de Compostela a Muxía / Finisterra +/- 130Km
Iniciamos o caminho no dia 15 de junho de 2017, onde dez elementos do grupo saíram do Campo do Gerês pela Geira Romana, atravessamos a fronteira pela Portela do Homem com destino a Santiago de Compostela, seguindo para Muxía, terminando em Finisterra no dia 18 de junho.

Saída do campo do Gerês
Tínhamos conhecimento prévio, que a primeira parte do caminho até Santiago, não estava marcado, e como previsto, fomos encontrando várias dificuldades ao longo do caminho.
O track levava-nos a trilhos sem saída, com muita vegetação por limpar, trilhos não clicáveis, por várias vezes tivemos que utilizar as estradas, até encontrar novamente o track, vários km à frente. Estes percalços deram origem a atrasos consideráveis e alguns quilómetros a mais em cima das pernas, e até, uma lesão a um elemento do grupo num desses trilhos sem saída.

Na Geira romana
O caminho é simplesmente fantástico, com paisagens e locais, simplesmente deslumbrantes, subidas e descidas arrepiantes, tecnicamente muito difíceis, calçadas romanas muito bonitas, mas com a água a correr é praticamente impossível andar de bicicleta (com alforges ainda pior), quem arriscar, sujeita-se a quedas e avarias na bike.
O caminho fisicamente é muito exigente, não tivemos muita sorte com a temperatura que se fez sentir, foram registadas temperaturas de 43º no GPS.

Ao fundo Castro Laboreiro
No regresso ficamos com uma sensação de vazio, por não trazer a Compostela, documento único, outorgado pelas autoridades eclesiásticas, uma vez que o caminho ainda não foi homologado.
Em conclusão, o Caminho Geira Arrieiros (Minhoto Ribeiro) quando homologado e devidamente marcado, com albergues, será um dos mais belos, mas muito exigente fisicamente.

Bar O´ Panadeiro (Codeseda, A Estrada)
Nota: A quarta etapa, prevista para a tarde do dia 17 e no dia 18, foi unanimemente anulada, o grupo decidiu ficar por Santiago de Compostela, devido á lesão ocorrida num elemento como referido anteriormente. (num dos trilhos sem saída).

Santiago de Compostela